Conteúdos
PROMOVENDO AUTOESTIMA EM CRIANÇAS
- 30 de setembro, 2019
- Publicado por: Academia Evoluir
- Categoria: Relacionamentos
5 Maneiras de Aumentar a Confiança como Pais
A autoestima pode ser bem tênue. Como pais, quando nossos filhos falham, é fácil levar pro lado pessoal. Os mesmos princípios se aplicam aos pais que desenvolvem confiança em relação aos seus filhos que também estão a desenvolvendo.
Desenvolver confiança e autoestima o bastante demanda treino. Mas, os resultados valem o esforço. Uma forte confiança te beneficia em todas as áreas da sua vida.
Usar essas estratégias vai ajudar os seus filhos e você a desenvolverem mais confiança e autoestima.
1. Aprenda com seus erros e fracassos. Está tudo bem se você falhar. O fracasso é parte do processo de aprendizagem. Isso melhora as habilidades de tomada de decisão, capacita a pessoa a pensar nos resultados a longo prazo e a aceitar feedbacks sobre seus erros sem os levarem para o lado pessoal.
- Os pais também estão aprendendo alguma coisa nova com cada filho.. O processo é o mesmo: você aprende com os erros e falhas.
2. Veja os erros e fracassos como ferramentas para o sucesso. A confiança vem do processo de acreditar nos nossos instintos e habilidades. Isso é conquistado com tempo via sucesso e fracasso. É preciso assumir riscos e lidar com consequências.
- Quanto mais habilidades para tomarem decisões nossos filhos têm, mais confiantes eles se tornam.
- Se você regularmente usa as falhas como ferramentas para o sucesso, quando seus filhos falham ou erram um cálculo, eles aprendem que o erro está no processo que pensaram o problema, não na pessoa. O mesmo se aplica a vocês, pais.
3. Nunca pare de aprender. Pais são professores. Seu trabalho é preparar seu filho para ser um jovem de sucesso. Isso começa no primeiro dia e nunca termina. Você não acertará sempre, ninguém o faz.
- Assim como seu filho, você aprende fazendo e melhor conforme aprende. É possível que se sinta inadequada em alguns momentos e cometa erros.
- Esteja aberta aos seus erros e fale com seu filho sobre as lições aprendidas. Eles se beneficiarão tanto das discussões quanto de qualquer outra coisa que você faça.
4. Pense coisas boas sobre você mesma. Se você tem problemas com autoestima, é importante buscar ajuda. Procure um terapeuta se precisar. Seu comportamento e como você se cuida é o que seu filho absorve.
- Se você para em frente ao espelho e faz comentários ruins sobre o seu corpo, subestima, repreende-se ou julga outras pessoas quando elas não estão no seu padrão, seu filho fará o mesmo.
5. Aprenda a deixar para lá. Siga em frente após discutir lições aprendidas com seu filho. É informação que vocês usarão para calcular escolhas no futuro.
- Se você se prolongar nisso, ou se rotular, seu filho fará o mesmo. “Eu cometi um erro” pode virar “Eu sou um erro” se internalizado. Procure ajuda se você precisar. Perfeccionismo leva a desafios adicionais de que nem você, nem seu filho precisam.
Pratique essas técnicas diariamente com seus filhos. Quanto mais você fizer, mais fácil esses comportamentos serão. Uma vez que eles virem hábitos, você e seus filhos estarão bem no caminho de ter um processo automático que apoia a confiança e a autoestima diariamente.