Conteúdos
A VERDADE SOBRE COMPORTAMENTO REATIVO E SEUS RELACIONAMENTOS
- 20 de setembro, 2019
- Publicado por: Academia Evoluir
- Categoria: Relacionamentos

O comportamento reativo é perigoso para seus relacionamentos. Você acaba culpando os outros pelos seus problemas e perdendo o controle da sua vida. Esse comportamento tende a ser especialmente comum e destrutivo em relacionamentos íntimos. Nós pensamos que conhecemos um ao outro tão bem que assumimos e operamos em piloto automático.
Por exemplo, sua parceira grita com você, você grita de volta. Seu amigo recomenda um livro sobre nutrição e você o acusa de te chamar de gordo. Por sorte, você pode quebrar esse ciclo de retaliação e de reações exageradas!
Use esta fórmula para fazer a mudança de apenas reagir para ser proativo.
Tornando-se Mais Consciente
- Diminua o ritmo. A mudança começa com a quebra de hábitos antigos e a escolha de abordagens mais construtivas . Antes de responder com raiva ou mágoa, respire fundo. Dê-se tempo para separar fatos de sentimentos e meça suas opções.
- Mude sua atenção. Você tem pouco controle sobre os eventos externos, mas você pode determinar seus próprios pensamentos e ações. Foque seu tempo e esforço nos fatores que você possa impactar mais.
- Gerencie o estresse. Tensão crônica intensifica o comportamento reativo. Encontre métodos de relaxamento que funcionem para você, como ouvir música instrumental ou tomar um banho morno.
- Mantenha-se ativo. Exercícios físicos liberam estresse e acalmam sua mente. Pratique yoga ou qualquer atividade aeróbica não muito intensa. Para um alívio extra, vá lá fora onde você possa se conectar com a natureza. Corra no parque ou ande na sua bicicleta.
- Pense positivamente. Uma atitude otimista ajuda a impedir que pequenos conflitos cresçam. Quando você achar que alguém próximo a você não está colaborando, tente se colocar no lugar dele. Provavelmente, você descobrirá que os motivos dele são inocentes.
- Deixe o passado no passado. Você tem discussões imaginárias com seu chefe baseadas em coisas que você acha que ele dirá ou em coisas que ele fez no ano passado? Deixar esses ressentimentos antigos irem embora vai te ajudar tanto a ter um início novo como um início mais proativo.
- Cuide-se. No geral, dê atenção ao seu crescimento e desenvolvimento. Como bônus, sua família e amigos também podem fazer mudanças positivas quando você começar a se relacionar com eles de maneira diferente.
Comunique-se Mais Abertamente
- Faça perguntas. Você pode estar reagindo a situações problemáticas que refletem seus próprios pensamentos acima de qualquer outra coisa. Se quiser saber das intenções dos outros, pergunte-os diretamente e com jeito.
- Valide as outras pessoas. Fortaleça seus relacionamentos aprofundando sua compreensão dos outros. Deixe-os saber que você se importa com eles. Mostre que os sentimentos e opiniões deles importam para você
- Trabalhe junto. Comportamento reativo pode fazer com que pareça que você e sua companheira estão em lados opostos. Faça da sua relação uma prioridade. Lembre-se do que os fez ficarem juntos e dos valores e objetivos que têm em comum. Busquem uma resolução boa para ambos e apoiem um ao outro de forma igual quando descordarem.
- Expresse suas necessidades. A maioria das experiências de comportamentos reativos podem ser evitadas se você mostrar do que precisa. Seja específico. Por exemplo, diga a um amigo que é hora de ele retornar o favor em vez de dar de ombros para você, pois você se sente deixado de lado.
- Busque orientação. Se você está com dificuldades para superar o comportamento reativo ou outros problemas de relacionamento sozinho, falar com um terapista profissional pode ajudar. Você pode descobrir novas soluções.
Você pode se ensinar a ser mais proativo. Tome o controle da as vida se apegando ao momento presente e se comunicando aberta e respeitosamente sobre suas necessidades. Você terá mais felicidade e seus relacionamentos se tornarão mais harmoniosos.